Aprendizado e diversão: De Olho no Material Escolar promove teatro educativo na 18ª ExpoGenética

O Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos recebeu, na manhã desta segunda-feira (18), a peça teatral “Se Liga no Campo: das Culturas do Campo às Culturas do Palco”. A iniciativa foi desenvolvida pela associação De Olho no Material Escolar, em parceria com o Instituto John Deere e o Ministério da Cultura, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Museu do Zebu.
Voltado para crianças da rede municipal de ensino de Uberaba, o espetáculo conquistou a plateia ao unir diversão e aprendizado sobre a importância do campo. “Estou achando muito bom. Ajuda a gente a entender mais o que tem no campo. Aprendi sobre o que acontecia no passado, como eles cultivavam e a preservação do meio ambiente”, comenta Elidiana da Silva, de 11 anos.
Com humor e imaginação, os atores conduziram uma verdadeira viagem no tempo, explorando os desafios da humanidade em diferentes épocas. “É um espaço diferente, onde eles estão aprendendo e interagindo de forma lúdica. É como uma aula, mas em outro formato, que desperta ainda mais a curiosidade”, reforça a professora Tânia Lúcia de Carvalho, da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes.
De acordo com Renata Andreetta, associada da entidade De Olho no Material Escolar, a ação tem como objetivo aproximar o campo da cidade, combatendo informações distorcidas e valorizando a realidade rural. “Muitas vezes, as crianças que vivem na cidade desconhecem a nossa realidade. O projeto busca trazer informações corretas, com base científica, mostrando a verdade do campo. A linguagem é adaptada conforme a idade do público, garantindo que a mensagem chegue de forma clara e envolvente”.
Entre os aprendizados levados para casa, a conscientização sobre sustentabilidade foi um dos pontos mais destacados. “Você precisa cuidar do meio ambiente, cuidar dos animais e do plantio”, disse Ricardo Anthonio, de 10 anos.
A 18ª ExpoGenética é organizada pela ABCZ, com patrocínios de Neogen, Virbac, Real H e Romancini Troncos e Balanças, e apoio de Banco do Brasil, CNA/Faemg/Senar, Fazu e Sebrae. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é Itaipava.